Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 20/12/2019

Alunos do curso de libras de Ubatuba se formam no auditório da EM Anchieta


Iniciativa do setor de Educação Especial amplia a comunicação e a integração da comunidade surda

 

A secretaria de Educação de Ubatuba realizou na noite de quarta-feira, 18 de dezembro, a cerimônia de formatura dos alunos do curso de Libras, segunda língua oficial brasileira.

O curso, que teve início em março, foi composto por três módulos e ministrado alternadamente pelos professores Josy Chiquete e Charles Prado, intérpretes de libras da própria rede e Daniel de Mello, interprete voluntário.

Aproximadamente 30 alunos participaram do curso que aconteceu uma vez por semana, no período noturno, na EM Olga Ribas de Andrade Gil, no Centro.

A oficina de dança “Projeto Mais Educação”, da professora Marina Rolim, que acontece na EM Tancredo Neves, iniciou a cerimônia com uma apresentação dos alunos interpretando em libras a música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana, seguida de uma apresentação teatral feita pelos próprios alunos. Encerrando a cerimônia, aconteceu a entrega dos certificados realizado pelo professor Fabio Campana.

“Para a pessoa com surdez, a integração na sociedade enfrenta uma grande dificuldade que é a falta de entendimento da comunidade em que ele está inserido”, explica a chefe da seção de Educação Especial, Malu Teixeira. “Por isso, o curso é uma oportunidade que possibilita aos alunos expandir sua forma de comunicação e integrar cada vez mais a comunidade surda em suas atividades cotidianas”, completa.

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU

Voltar