Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 09/07/2015

FundArt participa de lançamento de editais do MinC


Realizado em 02 de julho na Funarte, em São Paulo, o evento contou com a presença de 350 pessoas aproximadamente, de diversos municípios, que participaram junto com o ministro da Cultura Juca Ferreira, de uma roda de conversa. Os editais abertos, visam incentivar projetos de cultura indígena, de redes e de mídia livre. Informações: http://www.cultura.gov.br/editais2015
Ubatuba, requereu ao Ministério da Cultura a criação da Rede de Pontos de Cultura. A rede ubatubense será composta por quatro pontos. Estes pontos de cultura serão implantados após a liberação dos recursos financeiros do governo federal. “O Prefeito Mauricio Moromizato e a Presidente da FundArt, Cristina Prochaska priorizam a descentralização do acesso a Cultura no município, este evento é uma grande oportunidade de sensibilizar o Ministério e sua representação regional em São Paulo a respeito das necessidades de nosso município ”, afirma a Diretora Administrativa da FundArt, Milena Franceschinelli.
As parcerias do Governo Federal com os governos municipais estão dentro do escopo de ações do Programa Cultura Viva que visam a ampliação da capilaridade do acesso à Cultura no Brasil. Em Ubatuba, a assessoria jurídica da FundArt esta finalizando sua análise da minuta da Lei Cultura Viva municipal.
Na mesma ocasião, Ubatuba, por meio da FundArt, solicitou ao Ministério da Cultura apoio técnico para elaboração do Plano Municipal de Cultura, bem como da para os desdobramentos da implantação do Sistema Municipal de Cultura. Esta parceria é prevista a partir da adesão do ente federado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
O Sistema Municipal de Cultura de Ubatuba vem sendo implantado desde 2013. Já houve a descentralização da participação com a realização das primeiras pré-conferências, a criação e funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, e a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura. Agora a prioridade é o Plano Municipal de Cultura. Em 2014, foi realizada uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o Ministério da Cultura para realização de cursos com foco em capacitar multiplicadores na metodologia para elaboração de Planos Municipais de Cultura. Ubatuba, foi selecionada e formou na semana passada seus dois multiplicadores, Camila Marujo e Marcelo Machado. Na próxima semana será liberada a agenda das ações de multiplicação. Acompanhe nosso site e na nossa FanPage no Facebook.

Voltar