Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 19/09/2017

Estudos acadêmicos sobre o Litoral Norte são tema de seminário em Ubatuba


Evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro; inscrições são gratuitas

 

A Prefeitura de Ubatuba convida a população a participar do seminário “Objeto de Estudo: Litoral Norte”, organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN) e Universidade de Taubaté, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 17h, na Unitau (av. Castro Alves, 392 – Itaguá).

O objetivo principal do evento é disseminar o conhecimento produzido em diferentes instituições acadêmicas sobre aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos do Litoral Norte, bem como aprimorar o diálogo entre academia, sociedade e gestores públicos.

O seminário é aberto a funcionários do poder público municipal, estadual e federal, representantes de ONGs, estudantes de universidades e de cursos técnicos, pessoas que colaboraram nos estudos e pesquisas e demais interessados. As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no link:goo.gl/Sk8rm5  

 

Programação


28 DE SETEMBRO – 5ª Feira 

Mediação de Márcia Itani – FAU/USP

09:00 Abertura: Prefeito Délcio Sato, Presidente do CBH-LN 

09:30 Pedro Roberto Jacobi: Palavra do professor 

10:00 Rosa Maria Mancini: Política Ambiental Local: a Influência do Programa Município VerdeAzul USP/IEE/PROCAM – dissertação de mestrado sob orientação de Pedro Roberto Jacobi.

10:45 Iara Bueno Giacomini: Reflexões sobre o Planejamento Integrado dos Recursos em Hídricos – TCC de Especialização em gerenciamento de recursos hídricos – ANA/IFCE, sob orientação de Francisco Gomes. 

11:30 Estela Macedo Alves: Políticas Públicas de esgotamento sanitário em Ubatuba – doutoranda do USP/IEE/PROCAM, sob orientação de Ana Paula Fracalanza.

12:15 Minuto Pesquisa – Um giro pelos projetos desenvolvidos no Litoral Norte.

12:30 ALMOÇO

14:00 Natalia Dias: Coalizões políticas do conflito por acesso a água no sul de Ilhabela – doutoranda USP/IEE/PROCAM, sob orientação de Paulo Sinigalli.

14:45 Roberto Francini: Mesa de Diálogo no Litoral Norte de São Paulo: a Questão Socioambiental em Disputa. Universidade Cruzeiro do Sul – dissertação de mestrado, sob orientação da professora Dirce Ueno Koga.

15:00 Mateus Ricardo Nogueira Vilanova: Resultados do Grupo de Recursos Hídricos, Hidrologia e Hidráulica Aplicadas – UNESP São José dos Campos.

15:45 Emerson Oliveira: Percepção e Aprendizado de jovens sobre o nexo água-energia-alimentos: Estudo de caso em Caraguatatuba-SP. Tese de Mestrado em Engenharia Mecânica do IFSP.

16:30 Grupo Ciência Aberta: Ubatuba Linda GEO.

 

29 DE SETEMBRO – 6ª Feira 

Mediação de Eduardo Hipólito do Rego – Instituto Educa Brasil

09:00 Alexander Turra – Conservação de praias arenosas frente às mudanças climáticas no contexto de múltiplos estressores. (IOUSP) Construção de projeto de pesquisa.

12:30 ALMOÇO

14:00 Daniel R. Jung – CEETEPS/FATEC de São Sebastião – Gestão Ambiental e o Porto de São Sebastião.

14:45 Flávio Berchez – Instituto de Bio-Ciências da USP – Projeto Ecossistemas Costeiros.

15:30 Encaminhamentos

Voltar