Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 18/06/2015

Compartilhar

Editorial


NOSSOS "POLÍTICOS"

Submetido a condição de culturas estranhas, alguns homens aderem a um eu que não lhes é próprio, ao invés de ser um ser-para-si, é violentamente transformado em ser um ser-para-outros.
Ele se torna, desta maneira, um ser alienado e cujo único papel é obedecer, silenciar, não pensar e seguir os comandos de elites superpostas ao seu mundo, trazendo-lhe pois a desumanização.
Destituído assim de uma postura crítica, ele jamais poderá realizar a sua natural vocação. Ele se mostra indiferente aos problemas que se estendem além da esfera puramente biológica; ele é destituído de "consciência histórica" é capaz de perceber a realidade e fica submetido a forças que o oprimem e que o utilizam para devorar a cidade submetido ele a uma consciência mágica. Este tipo de consciência mágica é a marca visível das chamadas "sociedades fechadas" "culturas do silencio". Essas culturas são caracterizadas: 1) pela não participação de seu povo da solução de seus problemas; 2) pelo excesso de poder político enfeixado nas mãos de uma pequena elite minoritária o que os leva descaradamente a negar a verdade.

Miguel Angel Garcia Martinez
Ubatuba,14 de junho de 2015

Voltar