Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 14/03/2017

Prefeitura de Ubatuba e Comus organizam plenária sobre saúde da mulher


Objetivo é discutir e elaborar propostas para a política nacional

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba e o Conselho Municipal de Saúde convidam toda a população a participar de plenária municipal de discussão e elaboração de propostas de diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

O evento acontece na próxima segunda-feira, 20 de março, das 14 às 18 horas, no salão da Capela São Francisco (Igreja São Francisco), na Av. Thomaz Galhardo, s/nº - Centro.

A plenária municipal é preparatória às etapas regional e estadual da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que tem como tema: "Desafios para a Integralidade com Equidade". A etapa nacional da conferência está prevista para acontecer entre os dias 1 e 4 de agosto de 2017.

 

Antecedentes

A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986. A segunda conferência é convocada 30 anos depois, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão composto por representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica, entidades de prestadores de serviço, entidades empresariais da área da saúde, além de representantes do governo federal.

 

O eixo principal da conferência nacional será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. A integralidade significa perceber o ser humano a partir de seu todo, do contexto social de onde vem e das demandas ou necessidades de saúde que resultam desse conjunto de fatores, que abarcam desde ações de prevenção em saúde até a assistência curativa.

 

Outro foco da conferência é a equidade, ou seja, pensar o atendimento prioritário de quem necessita de mais cuidados, reconhecendo que há diferenças nas condições de vida e saúde, como nos casos da população rural, população negra, população cigana e grupos com orientação sexual com demandas específicas ao SUS (gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais – GLTB). 

 

Documentos preparatórios

 

Todos os materiais de apoio às etapas preparatórias da Conferência, como cronograma, regimento e documento orientador, estão disponíveis na página do CNS:http://conselho.saude.gov.br

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU

 

Texto disponível online em:

 

http://www.ubatuba.sp.gov.br/sms/prefeitura-de-ubatuba-e-comus-organizam-plenaria-sobre-saude-da-mulher/  

 

Crédito da foto: Conselho Nacional de Saúde

 

Voltar