Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 06/09/2016

Sandra-X e sua performance corpo-lítero-musical Turbulência no Casco Acústico do Projeto Tamar de Ubatuba


No próximo dia 10 de setembro, o Projeto Tamar de Ubatuba receberá em seu Casco Acústico a performance corpo-lítero-musical Turbulência, com a artista Sandra-X.

   Sandra-X mixa performance em spoken word com música eletrônica experimental a partir de palavras suas e de outros autores. Pendulando entre a canção e poesia falada, os textos convertem-se em novo gênero musical onde predominam a textura e o ritmo sobre a melodia ou harmonia.

  Turbulência surge de um conjunto de experimentações em intervenções urbanas realizadas ao lado do Coletivo Dodecafônico nos últimos três anos, dando origem a criações sonoro-eletrônicas combinadas a produções filosófico-literárias próprias ou de autores como a diretora de teatro Claudia Schapira, a artista visual Vânia Medeiros, a filósofa e performer Marion Hesser, o performer Pedro Galiza e os poetas Ricardo Domeneck e Sergio Cohn.

   Tão urbano quanto íntimo, Turbulência inova no formato e na linguagem. Em um misto de disco e livro de imagens, assinado por Vânia Medeiros, o álbum está repleto de influências visuais e sonoras da arte contemporânea. Oferecendo a experiência do hipertexto aplicada à musica, Sandra-X explora o timbre e a espacialidade como agentes excitantes dos sentidos, profundamente referenciados na composição eletroacústica, na música eletrônica experimental e na tradição da canção.

   Ao vivo, Turbulência é apresentado como performance corpo-lítero-musical. Sandra-X canta-fala as peças musicais que compõem o álbum, lê trechos de textos filosóficos e interage corporalmente com o espaço. Sua voz modula o ritmo a um toque sensorial que provoca reações imagéticas em projeções audiovisuais criadas e sincronizadas por Felipe Julián.

Link para o vídeo Dou Linha https://vimeo.com/117383830

  Turbulência vem com lançamento de álbum apoiado pelo PROAC, com composições de Sandra-X, produção musical e audiovisual de Felipe Julián, pelo Selo Fonográfico Circus, acompanhado de livro de imagens criado pela artista Vânia Medeiros, quem assina também a arte do álbum, e site http://www.sandra-x.art.br/ desenvolvido por Papá Fraga.

Para a realização desse evento, o Tamar conta com o apoio do Hotel Porto Di Mare e a produção local de Tita nas Nuvens Produtora.

  O Projeto Tamar, criado há 35 anos, é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Trabalha na pesquisa e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais. Aqui em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.


SERVIÇO:
Local – Projeto Tamar de Ubatuba
Endereço – Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Telefones – 12 3832.6202 / 3832.7014
Horário: 20h
Classificação – Livre
Entrada gratuita para o evento musical

Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes em setembro:
Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas;
Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas;
4ª feira fechado para manutenção.

Preços da bilheteria:
Inteira: R$ 18,00
Meia entrada (crianças, jovens até 17 anos, estudantes e professores com identificação)
Gratuito (crianças com menos de 1,20m e pessoas com mais de 60 anos, moradores* de Ubatuba
com cadastro prévio)
* devem consultar as regras de gratuidade para moradores na bilheteria do Tamar ou por telefone

 

Voltar