Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 10/06/2016

Compartilhar

Por que você deve vir a Ubatuba na Festa de São Pedro?


Todo o ano, desde 1923, acontece em Ubatuba, litoral Norte do estado de São Paulo a Festa de São Pedro Pescador. O santo padroeiro dos pescadores é celebrado em uma festividade que reúne cultura tradicional por meio da música, dança, ritos e muita gastronomia. Neste ano de 2016 a comemoração terá início no dia 24 de junho e segue até o dia 29.

Em meio ao paraíso natural que é esse município composto por mata atlântica preservada e mais de 100 praias, há uma cultura viva que mantém tradições seculares e essa festa mostra um pouco de todas essas manifestações culturais aos visitantes.

O cenário: a beira-mar da praia do cruzeiro, na Praça de Eventos da cidade. O local se transforma durante esse período num reduto de cultura caiçara. Um rancho de pau-a-pique com fogão a lenha, clima junino, capelinha, e o povo local celebrando seu padroeiro faz de São Pedro a data imperdível para vir até Ubatuba.

Procissão de barcos, corrida de canoas, festival de quadrilha, apresentações culturais com grupos tradicionais são apenas algumas das atrações que recebem a população local e os viajantes de braços abertos para encerrar o mês de junho de forma brilhante. A comemoração ao santo que protege a pesca oferece atrações para pessoas de todas as idades.

 

Ubatuba é conhecida nacionalmente como a capital do surfe e por suas belas praias mostra mais uma vez que não é só de mar que se vive aqui. A 93ª Festa de São Pedro Pescador apresenta um retrato do que há de beleza humana e cultural nesse pedaço de chão (e de mar).

Quando?

A festa do ano de 2016 será realizada entre os dias 24 a 29 de junho. Todos os dias haverá uma programação específica que em breve será divulgada no site da FundArt.

Quem organiza?

A festa é organizada pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Companhia Municipal de Turismo (Comtur). Também são parceiros na realização dessa festa a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a Colônia de Pescadores Z10 e a Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (Aarca).

Onde ficar?

A cidade de Ubatuba oferece aos visitantes uma grande lista de opções de hospedagem, campings, hostels, hotéis e pousadas. No site Viva Ubatuba você pode saber mais informações sobre locais diversos para acomodações.

 

Voltar