Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 11/03/2016

Compartilhar

Ubatuba avança no combate a dengue


Número de casos cai em relação a 2015 e cidade não tem nenhum caso confirmado de zica
Ubatuba registrou uma queda nos índices de notificações de casos de dengue em 2016. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o número de suspeitas caiu quase pela metade em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em janeiro de 2015, foram 109 notificações suspeitas contra 61 em janeiro de 2016; já em fevereiro de 2015, eram 239 casos suspeitos, contra 96 no mesmo período deste ano.
Esse saldo positivo se deve à colaboração da população, unida às ações desenvolvidas constantemente pela Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ubatura para eliminar os criadouros do Aedes aegypti.
Além do trabalho feito regularmente durante todos os dias da semana, as equipes da Vigilância em Saúde também têm realizado mutirões aos finais de semana. No último sábado, 5 de março, foram vistoriados os bairros Jardim Carolina, Mato Dentro, mambaia, Marafunda e Bela Vista, além de Figueira, Cachoeira dos Macacos e Colônia de Férias.
Para além de intensificar as vistorias, os mutirões permitem dialogar com um número ainda maior de pessoas, ampliando a conscientização sobre a responsabilidade de cada um no combate ao mosquito da dengue, vetor também do vírus zika e da febre chikungunya.
Zika
Ao contrário do que foi recentemente divulgado pela mídia, Ubatuba ainda não teve nenhum caso de zika confirmado até o momento.

Ubatuba contra o Aedes
– Todo recipiente que possa acumular água deve ser eliminado ou mantido com a boca para baixo
– Ralos externos, calhas, caixas d’água, reservatório de água pluvial (chuva) e reservatório de degelo da geladeira devem ser mantidos limpos
– Em caso de suspeita da dengue, beba muito líquido. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e não deixe de fazer o retorno para realização do exame laboratorial, conforme a orientação médica.

Voltar