Noticias - Jornal Agito Ubatuba

Um novo conceito em jornal

Cidade: Ubatuba
Publicado em 29/02/2016

PROJETO TAMAR UBATUBA RECEBE SEBASTIÃO BIANO E SEU TERNO ESQUENTA MUIÉ


No próximo dia 05 de março, às 20:00, o Projeto Tamar de Ubatuba recebe um grande representante da música nordestina: Sebastião Biano e seu terno esquenta muié (nome dado ao projeto que dialoga de forma contemporânea com a sonoridade da Banda de Pífanos de Caruaru).

A música de Sebastião Biano é parte fundamental da construção da identidade e do imaginário brasileiro. Fundador da lendária Banda de Pífanos de Caruaru, detentor da Ordem do mérito Cultural, de um Grammy Latino e do Prêmio TIM de Música, autor de clássicos da música brasileira como Pipoca Moderna e A Briga do Cachorro com a Onça, Sebastião Biano se apresentou e gravou com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Geraldo Azevedo, Marinês e muitos outros, representando o Brasil em diversos países da América e Europa. Aprendeu a tocar pífano aos 5 anos de idade e, prestes a completar 97 anos, esbanjando vitalidade e paixão pela música, se tornou um dos maiores representantes da cultura popular brasileira.

A apresentação de Sebastião Biano no projeto Tamar marca o lançamento do seu CD “Chego já”, com entrada franca (a partir das 19:30). É uma realização da produtora Maracá, com recursos do Programa de Apoio à Cultura (PROAc) do Ministério da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com a produção local de Tita nas Nuvens Produtora.

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

SERVIÇO:

Apresentação Musical de Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié

Dia 05/03/2016 às 20:00

Entrada gratuita a partir das 19:30

Projeto Tamar | Base de Ubatuba - SP

Rua Antonio Athanásio, nº 273 – Itaguá (12) 3832-6202 tamaruba@tamar.org.br

Voltar